Eu estava olhando no facebook, quando me deparei com uma publicação de uma pessoa em um grupo de veganismo que me chamou atenção, então decidi assistir o vídeo. Era uma entrevista a Cleo Pires onde ela disse que virou Vegana, porém quando assisti o vídeo vi que ela cometeu erros muito feios ao definir "Dieta Vegana" e por isso está sofrendo diversos comentários maldosos na internet. Decidi fazer esse post explicando o que eu penso sobre isso.


"Antes de seguir com o post, vou deixar o link do vídeo " aqui "para que vocês entendam o que eu estou falando."

A atriz mudou o seu modo de encarar as coisas quando percebeu que amava muito os seus cachorros e, por eles, começou a assistir documentários sobre a crueldade com os bois. Após esses filmes, Cleo começou a ver um “bicho morto” toda vez que colocava um pedaço de bife em seu prato.


No vídeo a Cleo Pires aparece dizendo que "dieta vegana" é apenas não comer carne, leites e derivados, mas que ela come peixe e queijo as vezes. Os erros estão bem visíveis. Já já explicarei tudo e vocês vão entender. Mas a grande questão é o número de veganos que começaram a criticá-la por esse erro, porém acredito que quase ninguém deve ter reparado que o vídeo é de 2011, naquele tempo nem eu sabia o que era veganismo, então quem sou eu pra julgar? Veganismo acima de tudo é amor e respeito com os outros, seja ele quem for. 
Eu sinceramente, achei muito errado o posicionamento das pessoas contra ela, tudo bem ela errou, mas que nunca errou nessa vida? Só pelo fato dela se interessar por essa causa já é um grande avanço, até a própria repórter disse em um momento que nem sabia o que era "dieta vegana" e que descobriu agora por cauda da Cleo. Eu vejo isso como uma oportunidade de divulgação da nossa causa. 

Ela também vestiu a camisa da Segunda Sem Carne para mostrar que apoia esta iniciativa. 
Antes de seguir vou responder a uma pergunta que muitos de vocês devem estar fazendo agora. 

O que é Veganismo ?

O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.

" Depois de ler isso muitas pessoas devem estar pensando o quanto é difícil ser vegan, porém é mais fácil do que se imagina! No mundo de hoje existem diversas opções muito boas por sinal que podem substituir os produtos animais. Você não vai precisar tirar NADA do seu cotidiano, apenas trocar! "

Acredito que todos entenderam onde ela errou na entrevista! Porém o que muitos dos que criticaram ainda não viram, é o quão importante ela está sendo para a nossa causa, muitas pessoas nem sequer saibam o que era veganismo e por causa dela tiveram a curiosidade de procurar saber.  
Para o post não ficar muito grande, vou deixar alguns links para quem quiser saber um pouco mais sobre veganismo:  


Prometo que em breve a faremos um post explicando tudo certinho sobre o veganismo, porque muitas pessoas ainda me perguntam " Mas porque o leite? A vaca não morre para dar leite" ou " porque o ovo, a galinha também não morre? " Porém o que muitos não sabem é como esse animais sofrem nessas indústrias. Mas detalharei tudo certinho. Caso tenha ficado curioso é só pesquisar que você encontrará. 

Ela também respondeu algumas perguntas em uma outra entrevista que foi postada no Site Gente.ig, eu adorei as coisas que ela disse ( Tirando a parte que ela trata peixe como um vegetal ). Quem quiser ler por completo o link é "esse". Para finalizar vou deixar algumas das frases ditas por ela que mais me identifiquei:
  • “Estou começando a ser vegana, estou gostando muito. Foi uma consequência muito natural na minha vida”
  • Comecei a ficar com nojo de carne. Eu olhava um bife e imaginava um bicho morto"
  • Meu organismo está superbem. Ainda estou passando pelo processo de desintoxicação. Mas meu sono, meu intestino, o meu comportamento durante o dia, isso tudo está muito melhor.
  •  Me sinto mais feliz depois que virei vegetariana.
  • Depois vi filmes sobre a alimentação vegana e as pesquisas que provam por a + b como a alimentação baseada em animais faz mal. Elas causam diabetes, colesterol e muitas outras doenças. Comecei a ficar com nojo de carne. 
  • Eu não tinha alternativa, achava que só a carne podia sustentar. Mas então comecei a passar com a nutricionista Andrea Santa Rosa e ela me ensinou alimentos alternativos que dão sustância. Ela está me ajudando muito nesse processo.

Agora gostaria de saber o que você pensam sobre isso, deixem nos comentários. Beijos, até a próxima ;* 





Deixe um comentário